Este circuito simples receptor de rádio FM é composto por uma fase rf regeneradora, TR1, seguido por um período de dois de três estágios amplificador de áudio, TR2 para TR4. Em algumas áreas, 3 fases de amplificação de áudio pode não ser necessário, neste caso, TR3 e os seus componentes associados podem ser omitidos e a extremidade livre do condensador C5 ligado ao colector de TR2.
Diagrama do Receptor
A parte crítica do receptor de rádio FM é o primeiro estágio, TR1/VC1, onde a fiação deve ser mantido tão curto quanto possível. Bobina L1 é formada por 8 espiras do enrolamento de 1 mm (20 swg) de arame de cobre esmaltado em 6 mm de diâmetro anterior, o qual é depois removido. Depois que L1 deve ser esticada cuidadosamente e uniformemente para um comprimento de cerca de 13mm.
Lista de transistores
TR1 = BF199
TR2 TR3 = = TR4 = BC547
O capacitor VC1 tunning é uma das duas seções de fm de um rádio FM em miniatura com built-in aparadores (VC2). A fim "terroso" (movendo as palhetas e do fuso) está ligado ao condensador C1 22pF. O valor da indutância L2 rf não é crítica, a partir de qualquer coisa que 1μH 10μH sendo apropriados.
A saída é adequado para fones comuns ligados em série para proporcionar uma impedância de 64Ω.
Sintonizar o receptor de rádio fm
Para operar o receptor de rádio, o potenciómetro VR1 deve primeiro ser avançada lentamente (na direcção do fim da pista conectado a bateria positivo), até que, em torno do ponto a meio caminho, um repentino aumento ligeiro no ruído de fundo será ouvido, indicando o início da oscilação. Em seguida, ele deve ser recuado, muito lentamente, até que a oscilação só pára, então ela deve ser possível sintonizar algumas estações.
A gama de frequência correcta de 87 MHz a 108 MHz pode ser obtido ajustando a VC2 alta frequência (108 MHz) e um pouco de alongamento ou apertando em conjunto as voltas de bobina L1 no final (87 MHz).
0 comentários:
Postar um comentário